Darcio Ricca | Esporte e Cidadania

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Como estão educando e formando os Centros Esportivos?

Por Darcio Ricca

 

Caminhamos para parte mais delicada destas análises dos 46 Centros Esportivos (CE´s) da cidade de São Paulo: aulas e formações esportivas a crianças e adolescentes.

Foi fundamental verificar a existência e distribuição dos CE´s por regiões, habitantes e proporções de atendimentos (episódio 1), mobilidade urbana e acessibilidades (2), espaços de convivência, lazer, eventos e cultura (3) e o mais recente: equipamentos e recursos esportivos, no capítulo 4.

O Programa Formação de Talento e Cidadania, tem uma quinta fase deste projeto em que abordam-se as questões técnicas de aulas de iniciação lúdica e desportiva, de descoberta de habilidades e aptidões esportivas, participações em competições e vivências de grupo de sua modalidade, atenção na formação e na promoção de talentos, encaminhamentos de futuros atletas amadores a clubes esportivos da cidade, orientações de carreiras amplas e apoio a pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes formadas, da introdução ao alto rendimento.

Infelizmente, nos indicadores básicos de aulas – início das etapas desta fase técnica esportiva e desportiva de formação – não estão sendo executadas ações satisfatórias por nenhum dos 46 CE´s.

Sabe-se que o nível de excelência de ações dos clubes privados é impossível e injusto de se alcançar, por isso mesmo os CE´s tem que repassar os talentos aos clubes privados.

Por não apresentarem os esportes e suas formas lúdicas a crianças e adolescentes, não creio que isto caracteriza a condição básica de aula cumprida.

E por quê?

Porque não há planejamento de aulas e turmas, mas há sim uma sensível ausência de cadastro adequado, geração de interesses pessoais, falta de ofertas de possibilidades e muito menos a presença de um corpo de instrutores em várias áreas esportivas adequadas e estimulantes.

Se não há receptividade na formação pelas aulas e nem identificação de aptidões e muito menos profissionais de apoio multidisciplinar a instrutores, os CE´s amargam uma derrota significativa no cumprimento de seus objetivos mais essenciais.

A derrota de serem marcados apenas como Centros NADA Esportivos, obsoletos em aulas e atividades, acumuladores de funções contratadas por razões pessoais e de acordos da má política, desconectados da realidade da comunidade e má qualidade de serviços prestados no desenvolvimento das crianças, adolescentes, familiares, amigos e vizinhos.

É uma triste goleada sofrida!

E neste jogo a população sempre perde e alguns ganham na exploração deste vazio sócio-esportivo-educacional.

Preciso saber de você…

Como você avalia a importância da formação esportiva e social do Centros Esportivos? Comente.

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O esporte precisa da cidadania para encontrar pessoas e as pessoas precisam de cidadania para ter acesso a tudo.