Por Darcio Ricca
Foi fundamental verificar a existência e distribuição dos CE´s por regiões, habitantes e proporções de atendimentos (episódio 1), mobilidade urbana e acessibilidades (2), espaços de convivência, lazer, eventos e cultura (3) e o mais recente: equipamentos e recursos esportivos, no capítulo 4.
O Programa Formação de Talento e Cidadania, tem uma quinta fase deste projeto em que abordam-se as questões técnicas de aulas de iniciação lúdica e desportiva, de descoberta de habilidades e aptidões esportivas, participações em competições e vivências de grupo de sua modalidade, atenção na formação e na promoção de talentos, encaminhamentos de futuros atletas amadores a clubes esportivos da cidade, orientações de carreiras amplas e apoio a pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes formadas, da introdução ao alto rendimento.
Infelizmente, nos indicadores básicos de aulas – início das etapas desta fase técnica esportiva e desportiva de formação – não estão sendo executadas ações satisfatórias por nenhum dos 46 CE´s.
Sabe-se que o nível de excelência de ações dos clubes privados é impossível e injusto de se alcançar, por isso mesmo os CE´s tem que repassar os talentos aos clubes privados.
Por não apresentarem os esportes e suas formas lúdicas a crianças e adolescentes, não creio que isto caracteriza a condição básica de aula cumprida.
Porque não há planejamento de aulas e turmas, mas há sim uma sensível ausência de cadastro adequado, geração de interesses pessoais, falta de ofertas de possibilidades e muito menos a presença de um corpo de instrutores em várias áreas esportivas adequadas e estimulantes.
Se não há receptividade na formação pelas aulas e nem identificação de aptidões e muito menos profissionais de apoio multidisciplinar a instrutores, os CE´s amargam uma derrota significativa no cumprimento de seus objetivos mais essenciais.
A derrota de serem marcados apenas como Centros NADA Esportivos, obsoletos em aulas e atividades, acumuladores de funções contratadas por razões pessoais e de acordos da má política, desconectados da realidade da comunidade e má qualidade de serviços prestados no desenvolvimento das crianças, adolescentes, familiares, amigos e vizinhos.
É uma triste goleada sofrida!
E neste jogo a população sempre perde e alguns ganham na exploração deste vazio sócio-esportivo-educacional.
Preciso saber de você…
Como você avalia a importância da formação esportiva e social do Centros Esportivos? Comente.
ESPORTE E CIDADANIA: Quando jogam juntos, todo mundo ganha!
“O esporte precisa da cidadania para encontrar pessoas e as pessoas precisam de cidadania para ter acesso a tudo.”