Darcio Ricca, em 2024, foi candidato a vereador pelo PDT, na cidade de São Paulo em apoio à chapa Boulos e Marta e de compromisso firmado de plano de governo pelo seu projeto/causa Esporte e Cidadania, não sendo eleito, mas adquirindo maior maturidade política e experiência em campanha eleitoral, sobretudo durante seu período de férias, dedicando seu tempo a escutar, debater e aprimorar suas ideias e conceitos
A política, originária do grego antigo, refere-se aos procedimentos relativos à “Pólis” ou Cidade-Estado grega. Por extensão, política significa sociedade, comunidade, coletividade e outras definições relacionadas à vida urbana. Tudo é política, e é positivo que tenha voltado a ser tratada, divulgada e conduzida dessa forma, especialmente após anos de demonização, discórdia e ódio.
Após 15 anos atuando como gestor esportivo e construindo uma carreira consolidada no setor privado, decidi ingressar na vida pública. Mesmo em uma situação de vida confortável e estável, senti a necessidade de colocar em prática meus projetos de inclusão e cidadania através do esporte. Quero oferecer à cidade de São Paulo alternativas viáveis para que crianças, jovens, famílias, e toda a sociedade paulistana, especialmente as pessoas de baixa e média renda, encontrem no esporte inclusivo uma oportunidade de exercer uma cidadania plena e justa.
Tomei essa decisão após anos tentando apresentar essa proposta ao poder público, sem encontrar a vontade política necessária para levá-la adiante. Por isso, decidi me colocar à disposição para representar a sociedade paulistana que compartilha da minha visão e entendimento sobre este tema. Comprometo-me a lutar por melhores condições de vida e oportunidades, assegurando o amplo e irrestrito acesso de todas as pessoas ao direito à cidadania plena.
Vivemos em uma república federativa com cidades que devem se beneficiar do bem comum, independentemente de como pensam seus cidadãos e em quem eles votaram. Ser republicano e democrata significa atuar politicamente com empatia, funcionalidade, pró-atividade, presença, solidariedade, escuta, afeto e compreensão do papel de harmonizar as pessoas e os lugares, mesmo nas divergências.