É preciso levar o Esporte e Cidadania para São Paulo!
Por Darcio Ricca

Chegamos ao segundo episódio deste blog sobre os 46 Centros Esportivos (CE´s) da cidade de São Paulo.
Proponho levar para cada CE, na bagagem de mão, o Programa Formação de Talento e Cidadania, sobre o qual detalharemos no decorrer desta jornada.
E por que trazer Esporte e Cidadania para os 46 CE´s da capital paulista?
A resposta está no meu slogan: “O esporte precisa da cidadania para encontrar pessoas e as pessoas precisam de cidadania para ter acesso a tudo.”
Mas, a população precisa chegar até cada um deles, na sua região de moradia.
Meios de transporte, vias de acesso, escolas municipais participantes no entorno e mobilidade urbana são fundamentais para conseguir chegar ao CE de sua região.
E, claro, sem excluir ninguém, sobretudo sua condição física, social, econômica e educacional.
Os 46 CE´s estão relativamente bem distribuídos, conforme abordado aqui neste espaço anteriormente.
Numa breve pesquisa inicial de trajetos e acessos, cheguei a alguns pontos relevantes a respeito de acessibilidade da população da cidade de São Paulo aos 46 Centros Esportivos, os quais são classificados como mobilidade e acessibilidade urbanas: boa, regular e a desejar.
Mobilidade BOA:
- Transporte público de fácil acesso e percursos de curta duração, na ida e na volta (linhas de ônibus, metrô, trem e conexões);
- Muitas opções de vias de acesso a PCD´s e com mobilidade reduzida nos transportes públicos;
- Boa qualidade das ruas, calçadas, bueiros, postes e praças no trajeto, fácil mobilidade, bem sinalizadas, indicadas e iluminadas;
- Bom comércio, movimento e residências no trajeto.
Mobilidade REGULAR:
- Transporte público com alguns pontos de regular acesso, percursos de longa duração, na ida e na volta (linhas de ônibus, metrô, trem e conexões);
- Poucas opções de vias de acesso a PCD´s e com mobilidade reduzida nos transportes públicos;
- Ruas, calçadas, bueiros, postes e praças no trajeto com manutenção irregular, bem como sinalizações, indicações e iluminações com restrições;
- Pouco comércio, movimento e residências no trajeto.
Mobilidade A DESEJAR:
- Dificuldade de opções de transporte público de difícil acesso, de longa duração, na ida e na volta (linhas de ônibus, metrô, trem e conexões);
- Nenhuma ou quase nenhuma opção de vias de acesso a PCD´s e com mobilidade reduzida nos transportes públicos;
- Ruas, calçadas, bueiros, postes e praças no trajeto sem manutenção ou ausentes, bem como sinalizações, indicações e iluminações deficitárias;
- Baixíssimo comércio, movimento e residências no trajeto.
Portanto… vamos de lista de classificação de cada um dos 46 Centros Esportivos, de acordo com a Mobilidade:
Mobilidade BOA (15 dos 46):
- CE MOOCA
- CE TATUAPÉ
- CERET
- CE IBIRAPUERA
- CE IPIRANGA
- MODELÓDROMO
- CE VILA MARIA
- CE SANTANA
- CE CASA VERDE
- CE LAPA
- CE BARRA FUNDA
- CE BUTANTÃ
- MIE NISHI BEISEBOL
- CE TIETÊ
- CENTRO DE ESPORTES RADICAIS
Mobilidade REGULAR (14 de 46):
- CE VILA MANCHESTER
- CE VILA GUARANI
- CE TIQUATIRA
- CE VILA GUILHERME
- CE CAMBUCI
- CE JACK MARIN ACLIMAÇÃO
- CE VILA PRUDENTE
- CE SANTO AMARO
- CE GUARAPIRANGA
- CE SÃO MATEUS
- CE JAGUARÉ
- CE JK
- CE TEOTÔNIO VILELA
- CE JD. SÃO PAULO
Mobilidade A DESEJAR (16 de 46):
- CE VL. INDEPENDÊNCIA
- CE TIRADENTES
- CE JOSÉ DE ANCHIETA
- CE JOSÉ BONIFÁCIO
- CE ERMELINO MATARAZZO
- CE VL. SANTA CATARINA
- CE VILA CARIOCA
- CE JD. CELESTE
- CE CAMPO LIMPO
- CE JD. SABARÁ
- CE VILA CURUÇA
- CE PIRITUBA
- CE FREGUESIA DO Ó
- CE VL. BRASILÂNDIA
- CE JD. CABUÇU
- CE MANDAQUI
- CE PERUS
Ou seja, 1/3 para cada avaliação de mobilidade urbana… muito a melhorar!!!
Preciso saber de você…
Você está de acordo com a pesquisa sobre acessos e mobilidade urbana, sobretudo ao CE da sua região? Deixe seu comentário e opinião a respeito.
ESPORTE E CIDADANIA: Quando jogam juntos, todo mundo ganha!