Darcio Ricca | Esporte e Cidadania

Blog

Centros Esportivos de São Paulo valem a pena?

Por Darcio Ricca

Começo, neste primeiro blog, uma série sobre os 46 Centros Esportivos (CE´s) da cidade de São Paulo. O mais importante é que cada um destes CE´s esteja cumprindo com sua função pública em termos de projeto sócio-esportivo-educativo para cada pessoa da cidade de São Paulo.

Tem que fazer do esporte um caminho de inclusão, cidadania, educação e oportunidades a futuros talentos. E tenho sim um projeto para estes CE´s e para muito além deles!!!

 

 

Programa Formação de Talento e Cidadania

É um projeto que eu criei e já coloco em prática há mais de 5 anos, na iniciativa privada, dentro das minhas funções na Confederação Brasileira de Golfe (CBGolfe), com resultados significativos nos campos de golfe a crianças de escolas públicas.

Basicamente funciona assim… e para todos os esportes possíveis:

Iniciativas junto a crianças e adolescentes da rede municipal de ensino em promoção da cidadania; formação de novos praticantes de esporte amador; formação de atletas talentosos como sócios titulares de clubes; parceria público-privada junto a clubes e federações como referência de oportunidades para os mais necessitados; estabelecimento da comunidade em torno do esporte; aumento na participação das mulheres e criação das comunidades esportivas e desportivas, envolvendo todos os cidadãos e famílias.

A prática esportiva e desportiva estimula as relações sociais, otimiza o desempenho escolar, melhora a autoestima e amplia as possibilidades de carreira, seja no esporte ou em qualquer outra área profissional às crianças e adolescentes.

E é viável na cidade de São Paulo? Sim, uma vez que temos 46 Centros Esportivos em funcionamento. Mas, onde estão localizados?
Segue um resumo nesta tabela, abaixo, por região:

46 CENTROS ESPORTIVOS
1 DESATIVADO – CE TAIPAS
% por região nº habitantes (milhões) % habitantes déficit / superavit (por habitantes)
Zona Leste (15 de 46) 33% 4 34%   -2%  
Zona Sul (11 de 46) 24% 3,8 33%   -9%  
Zona Norte (10 de 46) 22% 2,2 19%    3%   
Zona Oeste (6 de 46) 13% 1,1 9%    4%   
Centro (4 de 46) 8% 0,5 5%    4%   
100% 11,6 100% pela média, “zerado”

 

A priori, o que podemos ler sobre estes dados iniciais é que a “frieza” dos números não demonstra se há uma efetividade de alcance à população total.

Precisamos nos aprofundar, nos seguintes pontos:

  • Mobilidade urbana (transportes públicos, vias de acesso, escolas, comércios e serviços, postos de saúde, hospitais e serviços de assistência civil no entorno);
  • Acessibilidade a pessoas portadoras de deficiências, idosos e crianças;
  • Espaços de convivência, lazer e segurança;
  • Divulgação e comunicação.

Nos próximos episódios, trataremos melhor destas questões de mobilidade, acessibilidade, espaços, divulgação e comunicação; uma vez que isto precisa ser analisado, antes mesmo de falamos em infraestrutura, funcionamento, oportunidades, planejamento e resultados de cada CE… as melhorias passam por estes caminhos e tantos outros.

Preciso saber de você…

Você conhece algum Centro Esportivo da Prefeitura de São Paulo na sua região e qual seria?

Fale-me um pouco sobre o que conhece dele e/ou o que falam sobre?

ESPORTE E CIDADANIA:

Quando jogam juntos, todo mundo ganha!

O esporte precisa da cidadania para encontrar pessoas e as pessoas precisam de cidadania para ter acesso a tudo.